sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Índios queimam ponte e bloqueiam BR-163 na divisa de MT

PUBLICIDADE

Índios kayapós interromperam o tráfego da BR-163, na divisa de Mato Grosso, com Novo Progresso, no Pará, e atearam fogo em uma ponte da rodovia. Funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai), de Novo Progresso, Luiz Carlos Sampaio, disse, ao Só Notícias, que “nada está passando, nem quem vem [de MT ao Pará] ou vai [de Pará a MT]”. Ambulâncias e veículos pequenos também estariam impedidos de trafegar desde ontem à noite.

Luiz disse que os índios continuam com as chaves dos maquinários que faziam as obras de pavimentação, tomadas há quatro dias. Elas estão no pátio da Funai e os indígenas ameaçam atear fogo, caso nenhum representante do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) compareça para negociar. “Até agora, o único órgão que tem mantido contato é a Funai [de Brasília]”, acrescentou Luiz.

A Funai teria garantido que até semana que vem representantes da fundação e do Dnit iriam até o local do conflito. Conforme Só Notícias já informou, os indígenas cobram do Dnit, cumprimento de um acordo de cooperação firmado com o Instituto Kabu. Querem o início das obras para melhoria dos ramais de acesso à comunidade TI (Terra Indígena) Mekragnotire e conclusão dos da TI Baú, construção das casas da Saúde e do Artesanato e dois veículos.

(foto: Digital Notícias)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE