Está liberado o tráfego na balsa no rio Xingu, em São José do Xingu, que dá acesso a BR-080 e ao município de Peixoto de Azevedo (Br-163), no Nortão. Só Notícias apurou que o tráfego no local está normalizado, desde ontem à tarde. Índios de três tribos impediam a passagem desde o início da semana e centenas de veículos, caminhões e carretas, de diversas regiões do Estado, estavam parados no município.
Os índios reivindicavam melhorias na saúde, educação e nas estradas, que devem ser acrescentadas em um documento que será entregue ao Governo Federal, com outras cobranças de aldeias do Nortão. No domingo, índios também bloquearam a passagem de caminhões, ônibus, veículos e motos na BR-163, próximo a Itaúba (110 km de Sinop). A rodovia só foi liberada na quarta-feira, após uma reunião com o procurador da República Mario Lucio Avelar e um representante do Ministério dos Transportes. Os índios protestavam contra os impactos ambientais que seriam causados em suas áreas devido a pavimentação da BR-163 de Guarantã do Norte até a divisa com o Pará numa extensão de 54 km.
As autoridades comprometeram-se em enviar um documento para a presidência da República com as reivindicações dos índios. No documento, os índios também reforçam o pedido de exoneração do presidente da Funai.