A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está acompanhando a possível retomada de um bloqueio, por parte de indígenas, na BR-158, próximo ao município de Água Boa. Ontem, segundo o chefe da 8ª Delegacia da PRF, Cristiano Silva, os índios bloquearam o trecho por mais de uma hora. “Ontem a situação foi resolvida, mas os indígenas avisaram que poderiam voltar hoje. Nossa equipe já foi até o local e, por enquanto, não há bloqueio”, afirmou, ao Só Notícias.
Conforme Cristiano, os indígenas alegaram que o protesto era contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que altera as regras da Previdência Social. “Esta foi a justificativa passada à equipe. Para liberar a passagem dos veículos, eles ainda cobraram pedágio dos motoristas. Também utilizaram crianças no bloqueio, como sempre fazem”, detalhou. “Acredito que não voltarão a retomar a interdição, mas, caso voltem, nossa equipe está preparada”.
O bloqueio começou, ontem, por volta das 13h, no quilômetro 603 da rodovia federal. A interdição foi encerrada por volta das 14h30.