PUBLICIDADE

Índio é preso durante julgamento em MT acusado de ameaça

PUBLICIDADE

O índio Marvel Tsowoon Xavante foi preso por policiais federais na sessão em que seria submetido a júri popular pelo assassinato do chefe do posto da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Água Boa, Floriano Márcio Guimarães, há 10 anos atrás. A falta de duas testemunhas ao julgamento foi segundo, o Ministério Público Federal (MPF), motivada por ameaças do réu que acabou preso após o juiz da 5ª Vara Federal, José Pires da Cunha, acatar o pedido de prisão preventiva do MPF. A sessão de julgamento foi redesignada para o dia 16 de novembro.

Ao pedir a prisão do índio, os procuradores do MPF levaram em consideração o fato de que uma das testemunhas que faltaram, o índio Aristeu Tserene"ewe Xavante, presenciou o crime no dia 26 de setembro de 2006 e é peça chave no julgamento. Ela já havia relatado em outras ocasiões que estava sendo coagido pela cacique Marvel Tsowoon Xavante. A outra testemunha que faltou ao julgamento foi Pedro Senhu-Bru.

Conforme a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o crime ocorreu dia 26 de setembro de 2001 qunado a vítima foi até a aldeia Tritopa, em Água Boa para fazer a demarcação das terras beneficiadas pelo projeto Padic (Programa de Apoio às Iniciativas Comunitárias). O acusado era cacique da aldeia e juntamente com outro indígena, Aristeu Tserene"ewe Xavante foram com o chefe da Funai até a cidade de Nova Nazaré (269 Km a leste da Capital) e permaneceram até a noite.

Mas ao levar Aristeu em casa, a vítima foi degolada por Marvel Tsowoon quando descia do carro. O corpo de Floriano Guimarães foi encontrado na aldeia pelo índio Ari Maraiho. Antes de morrer, Floriano tinha ressaltado que sofria ameaças. Na época, a região de Nova Nazaré era bastante disputado entre índios e brancos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE