A campanha de vacinação contra aftosa terminou no dia 31 de maio, mas o índice de vacinação registrado até o momento em Sorriso é preocupante. É o que declarou o chefe da regional do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Lucas do Rio Verde, Jeférson Cambará. Segundo ele, até agora foi confirmada a vacinação de 91% do rebanho do município, estimado em 30.542 animais, sendo o menor índice da regional.
“O índice preocupa porque o município sempre ficou acima de 97% da meta. Mas acredito que ainda deve ter alteração”, explica Cambará. Ele acrescenta que fiscais do Indea ainda estão visitando as propriedades que não comunicaram a vacinação dos rebanhos e notificando para a realização da vacina. No ano passado
Sorriso é um dos 14 municípios que integram a regional de Lucas do Rio Verde, entre eles Nova Mutum. Nesta, o índice de vacinação até agora é de 98%, atingindo quase todo o rebanho de 811 mil animais. Em algumas cidades, como Juara, que possui o maior rebanho do Nortão, o índice ficou acima de 97%.
No ano passado, a Regional vacinou 776 mil animais, alcançando 97% da meta vacinal. Esta foi a segunda etapa da campanha contra aftosa realizada este ano, destinada à bezerros com até dois anos. A próxima etapa será em novembro para todos os animais.