O índice de vacinação contra a aftosa para animais com até dois anos de idade, referente a segunda etapa, na regional de Lucas do Rio Verde, superou a média do ano passado, quando 98,10% dos animais foram imunizados. Este ano são 99,12%, de acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Oito ficaram com a média superior a 99%, como Novo Horizonte, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Lucas do Rio Verde, Tabaporã e outras.
O menor índice ficou em Santa Rita do Trivelato, que imunizou 93,88% do rebanho. “A vacinação foi satisfatória, e a cada ano vem crescendo. Agora, serão feitas visitas nas propriedades para verificar se realmente os proprietários não vacinaram ou se houve apenas uma falta de comunicação”, disse, ao Só Notícias, o supervisor regional Jeferson Luiz Cambará.
A meta da regional era imunizar 741.572 mil animais. Restaram 6.544, conforme o órgão. Entre as cidades que compõem a regional estão Tapurah, Sorriso, Nova Mutum, Juara, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e Nova Maringá.