quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho cresce 20% em MT

PUBLICIDADE

Em 2015 o número de pessoas com deficiência incluídas no mercado de trabalho em Mato Grosso cresceu 20% em relação a 2014. Em pleno ano de Copa do Mundo na capital do Estado, o Sine encaminhou 1.056 PCDs para entrevistas, dos quais 183 foram colocadas. Já em 2015, o número de colocados subiu para 217,de um total de 1.434 encaminhamentos.

Para o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, estes dados já são reflexo da política de inclusão social e produtiva implementada pelo Governo do Estado por meio do Emprega Rede. “Trata-se de um programa voltado à inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade, nas quais estão inseridas as pessoas com deficiência, além de idosos, jovens, mulheres vítimas de violência, estrangeiros, egressos do trabalho escravo e infantil”.

Somente no ano passado, após o lançamento do Emprega Rede em julho, o Sine abriu de uma só vez 450 vagas para PCDs em Mato Grosso durante o Dia D de Inclusão realizado em Cuiabá e em vários municípios do interior.

Um dos beneficiados por este novo modelo de inclusão é Victor Rodrigues, que em menos de dois meses conseguiu uma colocação. “Quando eu decidi entrar para o mercado, procurei o Sine e logo fui contratado”, comemora.

Hoje mais uma ação foi promovida para ampliar as possibilidades de emprego para este público. A Superintendência Regional do Trabalho, Emprego e Previdência (SRTEP/MT), em parceria com a Setas e o Sistema S, reuniu um grupo de empresários para falar da importância da inclusão do PCD, não só para cumprir a legislação, mas da valorização das potencialidades do ser humano.

“Por meio do Emprega Rede, o Estado está atraindo este público, oferecendo qualificação e inclusive, atendimento psicossocial para diminuir as barreiras. E agora estamos contando com  a parceria da Superintendência Regional do Trabalho para sensibilizar os empresários no sentido de que precisam se atentar a acessibilidade e a necessidade de adequações da sua empresa para receber as pessoas com deficiência”, explica Valdiney Arruda.

Marco Antônio Ferreira Costa, auditor fiscal do trabalho, falou aos empresários sobre o Artigo 93 da Lei 8.213, que determina às empresas com 100 ou mais empregados a obrigatoriedade de preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários da Previdência Social reabilitados ou com pessoas com deficiência habilitadas.

Porém, ele fez uma importante observação: “a empresa deve contratar o trabalhador e não a deficiência, escutar a pessoa com deficiência e assumir a sua qualificação profissional. Além disso deve fazer trabalhos de quebras de barreiras, e reduziu ou eliminar a discriminação e o assédio moral, dispensas sem justa causa e pedidos de demissão”.

Representando a Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do Senai/MT, Denise Torres Molina apresentou aos empresários o Estudo Profissiográfico Inclusivo, uma ferramenta que o sistema oferece para identificar as necessidades e dificuldades das empresas para que seus postos produtivos sejam ocupados por pessoas com deficiência, cumprindo o dispositivo legal.

“O estudo permite que seja identificado e verificado todos os cargos e funções dentro da indústria,  a partir de um olhar interdisciplinar de profissionais especialista aptos em processos e riscos de segurança nos espaços laborais”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...

IML divulga informações sobre vítimas que aguardam por identificação em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por...
PUBLICIDADE