As causas de um incêndio, que destruiu o barracão de um antiga serraria e consumiu pelo menos dois alqueires de uma pastagem, no final de semana, são investigadas em Nova Santa Helena (120 km de Sinop). A Polícia Militar informou que a versão apurada, com base no relato de populares, seria um carro ter passado fazendo anúncios soltando fogos de artifício. Um deles teria atingido o barracão e depois a pastagem.
Conforme Só Notícias já informou, há pouco dias, um incêndio em um armazém, localizado a cerca de 80 quilômetros de Sorriso, destruiu cerca de 40 toneladas de milho. O produtor rural, dono do empreendimento, chegou a estimar o prejuízo poderia passar de R$ 1 milhão. Funcionários realizavam o trabalho de secagem dos grãos, quando o fogo iniciou. Caminhões pipas da fazenda foram utilizados para conter as chamas. No entanto, somente após mais de três horas de trabalho é que as chamas foram controladas. Ainda não se sabe como o fogo começou.
Também há poucos dias, o proprietário de uma área rural, localizada na MT-220, em Sinop, procurou a Polícia Civil, para comunicar um incêndio na localidade. Conforme o boletim de ocorrência, o fato foi comunicado por um funcionário e o fogo teria destruído o piquete do gado e, por pouco, não teria atingido a parte do rebanho de ovinos. As suspeitas são de que o fogo teria iniciado em uma propriedade vizinha e se alastrado.