Os incêndios no Pantanal mato-grossense, que já devastaram mais de 2,5 milhões de hectares do bioma e já duram quase três meses, chegaram ao Santuário de Elefantes Brasil, o único da América Latina. A assessoria da instituição informou que a queimada começou na sexta-feira (9) e se alastrou rapidamente pelo setor norte do santuário.
Conforme o comunicado, apesar do esforço de bombeiros, brigadistas, funcionários e vizinhos da região, grande parte da propriedade foi queimada. A avaliação é de que o terreno irregular e a mudança de rota dos ventos dificultaram ainda mais o controle da situação.
“Os prejuízos ambientais só não foram maiores graças ao plano de contingência do próprio Santuário, que já estava alerta e preparado com tratores, caminhão pipa e demais recursos para lidar com possíveis focos de incêndio”, disse a instituição.
Atualmente, o Santuário abriga cinco elefantes resgatados. Desde que as chamas se intensificaram, Maia, Rana, Lady, Mara e Bambi foram encaminhadas para os recintos um, dois e três, que ficam próximos à área de cuidados veterinários e têm dois hectares. A assessoria comunicou que todos os animais estão bem, se alimentando normalmente e não apresentam nenhum sinal de estresse ou reação adversa à situação.
O Santuário de Elefantes tem 1.140 hectares de área nativa preservada – um espaço equivalente a 1.736 campos de futebol.