PUBLICIDADE

Inagurada nova vara da Justiça do Trabalho em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional do Trabalho inaugrou da sede própria da Vara de Confresa, em evento que contou com grande participação da comunidade local. Com quase 300m² de área construída, seguindo padrões de acessibilidade e sustentabilidade, o novo espaço, moderno, amplo e funcional, contrasta com a antiga casa da Justiça do Trabalho que funcionava em uma residência, adaptada para as atividades judiciárias. “Sinto aquela felicidade de alguém que acabou de pagar uma dívida com essa sociedade e, muito especialmente, com os colegas de trabalho”, comentou o presidente do TRT de Mato Grosso, desembargador Edson Bueno. Segundo ele, o novo espaço não possui luxo, mas oferece as condições ideais e necessárias para abrigar bem a equipe da Vara, bem como possibilitar um atendimento de qualidade a quem procura os serviços prestados pela Justiça do Trabalho na região.

Conforme conta o diretor de Secretaria da Vara, Donalcio Oliveira, o antigo local onde a unidade estava instalada era pequeno e pouco funcional. “Os servidores ficavam longe um do outro, atendíamos os advogados com um vidro na frente, o que dificultava a comunicação, o saguão de espera era pequeno, sendo comum trabalhadores ficarem aguardando do lado de fora da Vara e a sala de audiência não possuía isolamento acústico. Assim, quando era preciso ouvir testemunhas, tínhamos que colocar música alta no saguão”, conta.

Além de elogiar a infraestrutura, citando, de forma especial, a acessibilidade garantida pelas novas instalações às pessoas com deficiência física, a juíza Janice Schneider, titular da Vara, destacou que a inauguração é apenas mais um passo da longa caminhada que visa assegurar a todos os moradores da região o pleno acesso à Justiça. Segundo ela, o novo prédio possibilitará oferecer à comunidade serviços com ainda mais qualidade. “Esta é uma árvore permanente que plantamos aqui em Confresa, demostrando que a Justiça do Trabalho veio realmente para ficar”, concluiu.

Região estratégica- Localizada na região nordeste do estado, a 1.167 Km da capital Cuiabá, Confresa é uma região de intenso crescimento populacional.

A escolha do município como sede de uma Vara do Trabalho é estratégica e visa facilitar o acesso de cerca de 112 mil pessoas residentes em 13 cidades à Justiça. “Além de atender à comunidade local, a escolha de Confresa é também estratégica devido às características geofísica, geoeconomica e geopolítica. É daqui que partem estradas vicinais para outras cidades vizinhas que precisam muito da presença da Justiça do Trabalho”, destacou o presidente Edson Bueno.

Além das longas distâncias que separam as cidades de polos populacionais com mais disponibilidade de serviços públicos, a região é, até hoje, foco de desrespeito à legislação trabalhista, sendo destaque, inclusive, pela presença de trabalho escravo. Assim, a existência da uma unidade da justiça trabalhista marca também a presença do Estado na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE