Os táxis com finais de placa 6, 7 e 8 estão sendo vistoriados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso (Imeq), desde a última quarta-feira e seguirá até o dia 18 deste mês. Em Sinop, a vistoria está confirmada para os dias 2 a 6 de julho.
São feitas inspeções gerais, incluindo exame visual e operacional, para verificar se o taxímetro está devidamente lacrado, a correta instalação do taxímetro no veículo, o ensaio de determinação do erro em função do tempo decorrido e da distância percorrida, em todas as tarifas, para um percurso de aproximadamente um kilômetro, são verificados ainda o lacre e o visor do taxímetro, e as condições dos pneus.
O trabalho é feito de acordo com portaria 02/ 2007 do Imeq, com base na portaria 201, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que estabelece que os taxímetros em uso no território brasileiro devem obrigatoriamente, serem submetidos a verificação periódica anual e construídos prevendo-se a fácil adequação às características específicas de cada Estado, e a indicação fornecida pelo aparelho deve ser feita, a partir da tarifa inicial, e progredir de maneira descontínua em frações de um único valor constante, de acordo com a programação de tarifa estabelecida pelo órgão competente do Estado.
De acordo com o coordenador de Carga Perigosa do Imeq, Bento Gomes Bezerra, além das verificações periódicas são realizadas ‘blitz relâmpago’, onde os instrumentos que encontram-se irregulares, e estão exercendo as atividades, são interditados e autuados.