PUBLICIDADE

Imeq fiscalizará produtos vendidos em período de páscoa em MT

PUBLICIDADE

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq), vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, inicia hoje, fiscalização de produtos comercializados nesta época de páscoa, desde ovos de chocolate, castanhas, frutas cristalizadas, doces, entre outros.

De hoje até a sexta-feira (27), agentes do órgão percorrem empresas de Cáceres, Rondonópolis e Sinop. Em Cuiabá e Várzea- Grande de 2 a 3 de abril. O Imeq também fará a análise dos brindes que são encontrados dentro dos ovos, verificando se o produto possui o certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, (Inmetro), a marca da conformidade, à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

O presidente do Imeq, Jair José Durigon, dá algumas dicas para que o consumidor não seja lesado. A principal delas é a que o ovo de chocolate deve apresentar de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Quanto ao peso do produto, que o valor da embalagem e dos brindes deve ser levado em consideração. “O Imeq vai acompanhar os produtos pré-medidos e produtos certificados ao longo de todo ano, mas intensifica a verificação de produtos específicos em épocas em que estes são mais comercializados. Na páscoa focamos os chocolates, achocolatados e brinquedos associados a data. Nossa preocupação é a proteção do consumidor adequado em relação ao consumo”, disse Durigon.

Os técnicos do Imeq avaliarão a numeração que os ovos possuem e advertem que elas servem apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho.

O coordenador de fiscalização Bento Gomes Bezerra, falou sobre a atenção que o consumidor deve ter. “Cabe ao consumidor ficar atento à indicação do peso líquido do ovo de chocolate, se desconfiar pode denunciar no Procon ou pedir que a fiscalização do Instituto de Metrologia faça a análise do produto. O consumidor também pode tomar a iniciativa de levar o ovo na balança, principalmente os que possuem brinquedos, lembrando que a embalagem não conta no quilo do ovo de chocolate”.

Os materiais serão coletados e armazenados em lugar apropriado para que não tenham suas características deformadas, no laboratório do Instituto, em Cuiabá. Os resultados serão divulgados antes do dia 10 de abril, data em que é comemorada a páscoa. Em 2008 foram avaliadas 60 marcas, sendo que somente uma foi reprovada no critério individual.

Depois de feita as análises, todos os produtos ficam a disposição da indústria fabricante. Quando esta não tem interesse de recolher, o Imeq faz a doação a Secretaria de Trabalho, Emprego Cidadania e Assistência Social (Setecs), que encaminha para entidades assistenciais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE