Neste domingo muitos fiéis se reúnirão em Sinop na 1ª Romaria de Nossa Senhora Rainha da Paz, realizada pela Igreja Católica, em comemoração as festividades do 26º aniversário do município. O bispo Dom Gentil Delazari visitou hoje a central de jornalismo de Só Notícias e disse que este é um grande sonho da igreja Católica em Sinop. “Queremos estar juntos na busca da paz. Porque é o grande desafio do século XXI, e o papa já pediu ao mundo, para que nos uníssemos, para que o século XXI seja um século da paz. Para isso nós desejamos também na semana do município, que a nossa igreja católica esteja integrada neste sonho de paz que o mundo tem. E também convidamos a todas as igrejas que pertençam ao CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), que participem. Nosso objetivo é buscarmos, criando o respeito, um elo de paz junto aquele que nos apresenta aquele que é paz, Jesus”, relatou.
A passeata iniciará às 05 horas com alvorada festiva e queimas de fogos. Às 06 horas será celebrada uma missa na Catedral, e às 07 horas, inicia a procissão com destino à chácara Shallon. A comunidade poderá ir de carro bicicleta ou moto. A primeira parada da Romaria será na capela Nossa Senhora de Lourdes, onde será feita a benção dos carros e entrega de um adesivo símbolo da paz. Na entrada da chácara seguirão à pé até a gruta onde farão uma missa em ação de graças pelo município “pedindo a paz à Nossa Senhor Rainha da Paz para a população da cidade”.
Durante a Romaria também será levada a imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz até a gruta, que fica na chácara, “a devoção a Nossa Senhora Rainha da Paz na diocese de Sinop, vem como resposta ao apelo de João Paulo II, feito no início do novo milênio: Convido a todos os homens e mulheres de boa vontade para rezarmos para que o novo milênio seja de Paz” ressalta o bispo, pedindo para que todas as famílias rezem a ‘Oração pela Paz’.
Oração
“Ó Senhor, Deus da vida, que cuidas de toda criação, dá-nos a paz! Que a nossa segurança não venha das armas, mas do respeito. Que a nossa força não seja a violência, mas o amor. Que a nossa riqueza não seja o dinheiro, mas a partilha. Que o nosso caminho não seja a ambição, mas a justiça. Que a nossa vitória não seja a vingança, mas o perdão. Desarmados e confiantes, queremos defender a dignidade de toda a criação, partilhando, hoje e sempre, o pão da solidariedade e da paz. Por Jesus Cristo teu Filho divino, nosso irmão, que, feito vítima da nossa violência, ainda do alto da cruz, deu a todos o teu perdão, Amém!”
A romaria está prevista para terminar às 10 horas.