Cerca de quatro mil jovens da Arquidiocese de Cuiabá estão contando as horas para o grande dia de embarcar para o Rio de Janeiro, participar com outros milhões de jovens da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e ainda ter um encontro com o Papa Francisco, líder da igreja católica que vem pela primeira vez ao Brasil. O maior evento cristão do planeta será realizado na cidade maravilhosa de 22 a 29 de julho.
Mas antes da partida para a terra carioca, de 16 a 19 de julho, centenas de jovens vão participar das atividades promovidas pela Arquidiocese, denominadas Semana Missionária (Pré Jornada). Nesta terça, (16), a partir das 18h30, será celebrada a Santa Missa de abertura na Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá, até sexta, jovens de diversas paróquias vão sair em missão por suas escolas e bairros para evangelizar.
Já no sábado, além das missas celebradas nas paróquias, em Cuiabá será realizado um mega show católico nacional, com o cantor e compositor Davidson Silva, da Comunidade Shalon. A entrada é gratuita, e os organizadores esperam receber cerca de 30 mil pessoas no Memorial Papa João Paulo II, na Morada do Ouro, na capital.
Já no domingo, último dia, a programação começa cedo, às 6h da manhã. Liderados pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos, centenas de pessoas vão percorrer o trajeto de 7 km, entre a Catedral até ao Memorial Papa João Paulo II. A Caminhada da Fé vai levar consigo a réplica da Cruz da JMJ, símbolo do encontro, que foi recebida na capital no início do ano. Os fiéis também clamarão pela defesa da vida, desde a concepção, e vão protestar contra a legalização do aborto, projeto que está em tramitação na Câmara Federal, aguardando a assinatura da presidente, Dilma Rousseff. Após a chegada ao Memorial a programação continua até o final da tarde com missa e shows com bandas e ministérios católicos regionais.
Estrangeiros – Desembarcaram no domingo, (15), no aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, 17 peregrinos italianos da Diocese de Cuneo. Empolgados com a visita ao Brasil, os jovens participam nos próximos dias da Semana Missionária, realizada pela Arquidiocese de Cuiabá, em preparação à Jornada Mundial da Juventude. Nesta terça o grupo de peregrinos vai conhecer as belezas do Pantanal Mato-grossense. Na quarta, realizaram novas visitas aos projetos sociais da Paróquia São Sebastião, e depois seguem para a cidade de Ribeirão Cascalheira, a 870 km de Cuiabá, no Norte Araguaia. Alguns sacerdotes italianos, que até pouco tempo eram ligados à Arquidiocese de Cuiabá, hoje são responsáveis pela Paróquia daquela cidade.
Na próxima semana os peregrinos se juntam com outras centenas de milhares de jovens de mundo inteiro para participar da Jornada Mundial da Juventude, com o Papa Francisco, no Rio de Janeiro.
Semana Missionária – É o nome adotado no Brasil para a série de eventos que ocorrem na semana anterior à JMJ em várias cidades do país sede. Ela serve de preparação ao encontro principal, permite aos jovens um contato maior com pessoas de outras nacionalidades e oferece a possibilidade de conhecer melhor a cultura e história locais. Na Arquidiocese de Cuiabá, a Semana Missionária vai de 16 a 21 de julho.