O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) ainda aguarda o posicionamento do Ministério da Educação (MEC) para que sejam abertos campus em Sinop, Tangará da Serra e Diamantino. Uma comissão, composta por representantes do ministério e do instituto, vistoriaram, no dia 20 de dezembro, o local onde o órgão poderá funcionar em Sinop. No mesmo mês, foram analisadas as instalações disponibilizadas pelas outras duas cidades. No entanto, ainda não há uma confirmação se, de fato, o início das atividades será autorizado nesses municípios.
De acordo com a assessoria do IFMT, a partir das vistorias, foram elaborados relatórios e encaminhados ao Ministério da Educação, todos eles apresentando parecer favorável pela instalação nos três municípios. No entanto, explicou que, em Sinop, não foi cedido um local em que o órgão poderá funcionar de forma definitiva, mas sim provisoriamente. A estrutura é o atual prédio do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato grosso (Ceprotec), que aguarda por um parecer favorável do governo federal.
“A prefeitura se comprometeu a disponibilizar um prédio com cerca de 1.200 m² de área construída para funcionamento provisório do IFMT em Sinop, até que a doação de um prédio definitivo seja concluída ou um terreno seja doado para a construção de um prédio para o campus avançado”, afirmou a assessoria.
Em Tangará da Serra, na instalação vistoriada também funciona, atualmente, uma escola técnica estadual. O prédio foi cedido pelo governo do Estado e o processo de doação encontra-se na fase de escrituração e transferência do patrimônio para o IFMT. Já em Diamantino, no prédio vistoriado, assim como nos demais locais, funciona uma escola técnica, doada pelo Estado ao IFMT e que encontra-se em processo de doação.
Todos estes locais aguardam agora o aval do MEC para que, de fato, possam se tornar campus do instituto.
O IFMT é uma instituição de ensino superior, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, de forma gratuita. Por ser vinculada ao Ministério da Educação, possui natureza jurídica de autarquia, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.