sábado, 21/setembro/2024
PUBLICIDADE

Identificado motorista morto no acidente entre carretas na BR-163 no Nortão; perito aponta possível invasão de faixa  

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro/Herbert de Souza e Fabiano Marques (fotos: divulgação)

O perito criminal da Perícia Oficial e Identificação Técnica, Rodrigo Bertoti Casonatto, apontou, há pouco, ao Só Notícias, que preliminarmente foi possível analisar que a Volvo FH 440 teria invadido a faixa contrária, ocasionando a colisão com a outra carreta (marca e modelo não confirmados), na BR-163, na divisa entre os municípios de Terra Nova do Norte e Nova Santa Helena (cerca de 150 quilômetros de Sinop). O acidente foi ontem à tarde, e Roberto Antônio Chagas, de 70 anos, morreu. Ele conduzia um dos veículos.

O homem ficou preso às ferragens e o Corpo de Bombeiros de Colíder fez o desencarceramento. Ele seguia no veículo que teve a faixa invadida, juntamente com sua mulher, que foi socorrida e encaminhada ao hospital de Colíder. Na Volvo, o motorista saiu ileso, enquanto sua mulher teve ferimentos e foi levada à unidade médica. Não há detalhes sobre os atuais estados de saúde. Segundo o perito, preliminarmente verificou-se que todos os envolvidos estavam sem cinto de segurança.

Ainda de acordo de Casonatto, o condutor da Volvo (formada por um caminhão trator, dois semirreboques e uma dolly), seguia no sentido Terra Nova-Santa Helena. “Ali na serrinha, duas curvas antes, começa ter uma rampa bem íngreme, em torno de 6 a 10% de inclinação, e declive. Esse fator ainda atrelado com a pista molhada. Além disso, o veículo estava com os dois semirreboques vazios”, explicou.

Neste trecho da rodovia, há três faixas, sendo uma decrescente em declive e duas no sentido crescente (Norte) em aclive (com subida). “Analisamos que ele entrou na descida em torno de 85 a 90 quilômetros por hora e fez um L, por isso que a gente também apreendeu (o veículo), vamos avaliar o sistema de freio, não sabemos se estava tudo certo ou não”.

O veículo seguiu em L por 265 metros. “Invadiu a faixa oposta. Nisso o outro veículo (que é combinação de caminhão trator e dois semirreboques, sem dolly e carregado com soja) estava na faixa rápida, da esquerda, e tentou tirar para a direita, para a faixa lenta, mas acabou batendo o caminhão trator no primeiro semirreboque da Volvo, na parte final, junto com a dolly. Pegou bem em cheio a parte do motorista”, acrescentou.

O perito ainda apontou a dificuldade no atendimento do acidente. “Precisei usar uma viatura da Polícia Civil, porque a da Politec está em revisão, não tínhamos viatura, aí demorou ainda mais o atendimento”. A liberação da rodovia aconteceu volta de 1h da manhã.

O corpo de Roberto foi levado ao Instituto Médico Legal para exames de necropsia. Ainda não há definição sobre horários e locais de velório e sepultamento. A família ainda está definindo se o corpo será transladado para o Pará ou Minas Gerais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros encontram corpo de pescador que desapareceu em rio no Nortão

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros em Colíder localizaram, há...

Socorrido em estado grave funcionário que ficou preso em máquina no Mato Grosso

O trabalhador foi encaminho à Unidade de Pronto Atendimento,...

Bombeiros removem árvore que atingiu residência no Nortão

A queda de uma árvore de grande porte ocorreu,...
PUBLICIDADE