Uma recente pesquisa realizada pelo CONECTA mapeou os hábitos de uso e de compra de computadores e tablets no Brasil. O levantamento, realizado em junho, com mil internautas que têm computador e/ou tablet de todo o país, identificou que os internautas brasileiros têm, em média,1,9 computadores por domicílio e as pessoas gastam cerca de 5,3 horas diárias na frente do PC ou do tablet doméstico.
Quanto ao principal computador utilizado em casa, a maioria dos entrevistados (56%) cita o notebook, seguido pelo desktop (31%), tablet (7%), notebook 2 em 1 (2%), All-in-One (2%) e outros (3%). E 95% dos entrevistados consultados indicam que utilizam o equipamento doméstico para acesso à internet.
Quando questionados sobre os principais usos do computador e do tablet, 85% afirmam que preferem o PC para assistir filmes, 74% para navegar na internet, 73% para acessar e-mails, 60% para ler notícias. O tablet é tão preferido quanto o computador pelos usuários para conversa com amigos e familiares (51%) e também para acessar redes sociais.
Sobre as ferramentas utilizadas para analisar a compra de um novo computador, a internet representa o principal influenciador: 33% dos entrevistados pela pesquisa afirmam que utilizam lojas online para avaliação, 29% se baseiam em análises na web e 1% usa opiniões nas redes sociais. Além disso, 19% vão a lojas físicas, 13% buscam a indicação de amigos e conhecidos e 1% procura matérias na imprensa.
Quando questionados sobre quais os formatos de computadores que sobreviverão no longo prazo, 55% citam o notebook, 44% o notebook 2 em 1, 31% o tablet, 27% o All-in-One e 18% o desktop.
Outra importante conclusão do estudo é a de que entre os entrevistados que trabalham (77%), 57% têm permissão da empresa para uso do computador pessoal no ambiente profissional. Além disso, 76% afirmam que acessam o e-mail profissional do PC ou tablet pessoal e 46% têm acesso a arquivos e documentos da empresa.
Por outro lado, 15% admitem que a companhia na qual trabalham não está ciente desse uso do equipamento próprio para acessar informações corporativas.
A informação é da assessoria do Ibope.