O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou hoje que após dois meses de coleta do Censo Agropecuário em todo o Brasil, foram visitados 1,7 milhão estabelecimentos agropecuários dos cerca de 5,7 milhões previstos. Na Contagem da População, que também está sendo realizada pelo instituto de 28 milhões domicílios, 11,5 milhões já foram recenseados.
No Censo Agropecuário, a região que mais avançou na coleta, proporcionalmente ao número de estabelecimentos, foi a Nordeste, com 34%. Em seguida vem a Sudeste, com 31%. A região Sul já completou 30% do total, e a Centro-Oeste, 21% dos seus setores. No Norte, por fim, foram apurados 15% do total.
O IBGE informa ainda que finalizou o levantamento de dados em alguns municípios, mas que ainda dependem de supervisão. Em São Paulo há seis: Borá, considerado o menor município do Brasil em número de habitantes, Ubarana, Pracinha, Iaras, Americana e Guarujá.
O Censo Agropecuário vai mostrar as mudanças que ocorreram no setor desde o último censo, em 1996, e fornecerá informações atualizadas sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade agropecuária.
Já a Contagem da População é importante por fornecer dados atualizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, feita a partir das projeções e estimativas populacionais que o IBGE divulga anualmente desde 1989.
Problemas técnicos
O IBGE disse já ter sanado falhas que ocorreram no início do processo de coleta de dados. Segundo o instituto, a dificuldade na transmissão de dados e conseqüente carregamento dos computadores de mão ocorreu devido à baixa qualidade da transmissão por telefone foi resolvida com cópias em CD.
Além disso, o IBGE abriu novo processo seletivo para trabalhadores do censo em nove Estados (Rondônia, Pará, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás).
O instituto prevê terminar a coleta de dados dos Censos 2007 até o dia 31 de julho de 2007. Os resultados do Censo Agropecuário serão divulgados em etapas. De outubro de 2007 até setembro de 2008 serão divulgadas informações em níveis geográficos para o Brasil, Unidades da Federação e municípios, como: o número de estabelecimentos agropecuários e área total, estabelecimentos de proprietários e área de terras próprias, entre outros.
As informações preliminares da Contagem da População, com dados sobre a população dos municípios, serão divulgadas no dia 31 de agosto de 2007. Os resultados definitivos da Contagem serão divulgados em dezembro de 2007.
Sudeste
Dos 48.462 mil setores que terão os dados coletados pelos Censos na Região Sudeste, 7.099 (14,65%) tiveram seus trabalhos concluídos até o momento. Na prática, a pesquisa continua em andamento em 7.143 setores rurais (52,75%) e 11.771 urbanos (33,71%).
Dos quatro Estados do Sudeste, o que mais avançou em número de unidades visitadas até agora foi São Paulo, com 2.342.220, seguido de Minas Gerais (1.680.949), Rio de Janeiro (746.525) e Espírito Santo (258.329).