Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começaram o censo agropecuário e a contagem populacional, agora há pouco, em Sorriso. As primeiras residências estão sendo visitadas neste momento pela equipe no bairro Jardim Primavera. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no município até o final de julho, quando se terá informações precisas sobre o número de habitantes e o perfil agropecuário da cidade.
Os trabalhos estão centralizados no Ganha Tempo. A prefeitura disponibilizou uma sala no local, com o objetivo de facilitar as ações do instituto no município por alguns meses, tempo necessário para a realização dos censos populacional e agropecuário.
Segundo os coordenadores, é importante que as pessoas recebam os recenseadores que irão visitar todas as residências da cidade. Para a contagem populacional, os técnicos do IBGE farão perguntas sobre a quantidade de pessoas que residem em cada domicílio. Nas propriedades rurais, além da pesquisa do número de moradores, serão feitas perguntas sobre a área de plantio, capacidade de armazenagem de grãos e tamanho do rebanho, entre outros.
Das duas pesquisas, o censo agropecuário deve ser o mais demorado porque envolve a aplicação de um questionário com perguntas referentes à produção agrícola ou pecuária, ao responsável pela propriedade rural. O levantamento identificará a realidade da produção rural brasileira, que hoje é diferente da iapresentada há pouco mais de 10 anos, quando foi feito o último censo agropecuário.
Para agilizar e atualizar o processo, o IBGE traz novidades na realização do Censo em 2007. A primeira é a utilização de aparelhos de PDA’s (computador de mão) com sistema de GPS pelos recenseadores.
O uso do aparelho diminuirá o tempo para a divulgação dos resultados. O IBGE investiu cerca de R$ 548 milhões na compra dos aparelhos e no desenvolvimento do programa para cadastrar os dados. O objetivo é não utilizar mais as fichas de papel.