PUBLICIDADE

IBGE fará pesquisa sobre saúde escolar em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense), que será realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano, atingirá 65 escolas da rede pública de Mato Grosso. Todas as informações obtidas durante a consulta são confidenciais e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos.

De Cuiabá, serão 21 escolas, oito de Várzea Grande, a mesma quantidade em Rondonópolis. As escolhas dos estabelecimentos obedecem também o número de alunos matriculados. O objetivo é subsidiar o monitoramento e conhecer a predominância e distribuição dos fatores de riscos e proteção à saúde dos estudantes. Por meio de ofício, a unidade do IBGE em Mato Grosso comunicou ao secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, a realização da pesquisa e pediu parceria para uso da instalações físicas necessárias nos estabelecimentos de ensino durante o período.

A Superintendência de Gestão Escolar da Seduc vai informar a cada escolar que será alvo da pesquisa. Apenas 8,69% das escolas da rede estadual serão envolvidas na pesquisa, que abrangerá alunos do ensino fundamental e médio. A rede pública de Mato Grosso é composta por 748 unidades. O IBGE esclareceu que a participação do aluno será voluntária e as escolas selecionadas não serão identificadas.

A pesquisa é realizada em parceria com o Ministério da Saúde e o apoio do Ministério da Educação. A meta é identificar as questões prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção da saúde dos adolescentes. A amostragem vai atingir escolas de todas as regiões de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE