O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística publicou, esta manhã, o edital da segunda etapa do processo seletivo simplificado do Censo Agro 2017. São 24.984 vagas temporárias para níveis médio e fundamental. Os aprovados e convocados receberão salários de R$ 1,6 mil a R$ 1,9 mil mensais.
São 1.272 vagas para o cargo de agente censitário municipal. Para agente censitário supervisor são 4.867 (ambos com níveis médio). Outras 18.845 oportunidades para recenseador (ensino fundamental). Os interessados devem se inscrever exclusivamente via internet, no portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), até o dia 23 de maio. O candidato deverá optar por uma das funções indicadas no edital e o município onde deseja concorrer.
Consta no edital, que a jornada de trabalho dos agentes censitários municipais e dos agentes censitários supervisores será de 40 horas semanais. Além das remunerações mensais específicas, ambas as funções terão direito a auxílio alimentação, férias e 13º salário proporcionais. Já os recenseadores terão jornadas flexíveis e serão remunerados por produção, segundo a região em que estiverem atuando e o número de estabelecimentos agropecuários recenseados.
Os locais das provas e emissão do cartão de confirmação da inscrição serão divulgados no dia 10 de maio. As provas serão aplicadas no dia 16 do mesmo mês. A previsão é que o gabarito final com os nomes dos aprovados seja publicado no dia 31 de junho, no site da fundação.
O 10º Censo Agropecuário do IBGE começam em 1º de outubro. Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre área, produção, pessoal ocupado, uso de agrotóxicos e agricultura familiar, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em 2018.