PUBLICIDADE

Ibama Sinop doa para governo federal arroz apreendido em área embargada

PUBLICIDADE

Três empresas concluem a retirada de 1.667,941 toneladas de arroz do tipo cambará, apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), em uma área embargada, em Nova Ubiratã (160 km de Sinop). Foram doadas para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MSD), e leiloado no final dezembro, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o Ibama, o cereal era produzido em uma área superior a 1.319,019 hectares, embargada em 2005, devido a desmates ilegais. Agentes descobriram que a decisão havia sido desrespeitada em vistorias simultâneas à Operação Disparada, deflagrada em março passado, que objetivaram verificar se embargos declarados em anos anteriores estavam sendo cumpridos.

De acordo com o instituto,os agentes constaram que a colheita estava prestes a ser iniciada. Como não havia Cadastro Ambiental Rural (CAR) nem Licença Ambiental Única (LAU), o proprietário e o arrendatário foram multados em mais de R$ 7 milhões. “Por funcionar atividade agrícola, utilizadora de recursos naturais, sem licença ambital outorgada por órgão ambiental competente, e por descumprir embargo e por impedir a regeneração natural da vegetação nativa”, aponta o Ibama.

O instituto lembra que atividade agrícola é considerada potencialmente poluidora, tendo a obrigatoriedade do Cadastro Técnico Federal (CTF), além do prévio licenciamento ambiental.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão em Mato Grosso ganha mais de R$ 235 mil na Mega-Sena

O bolão realizado em Cuiabá acertou, ontem à noite,...

Prefeitura no Nortão conclui hoje inscrições em seletivo para professores

As inscrições em processo seletivo simplificado em Paranaíta (362...

Justiça condena entregador por matar motorista com golpe de capacete em Sinop

A Justiça condenou Bruno Ferreira dos Santos pela morte...
PUBLICIDADE