Agentes ambientais do Ibama apreenderam três tratores, no domingo (22), no município de União do Sul. Um dos tratoristas, ao perceber a chegada dos agentes, tentou fugir mata adentro com o equipamento. No entanto, acabou batendo em uma árvore de itaúba, abandonou o trator e conseguiu fugir. Ninguém foi preso durante a ação, que faz parte da operação Verdes Veredas, que visa o combate ao desmatamento ilegal utilizando indicativos de satélite.
De acordo com o chefe do Ibama em Sinop, Evandro Selva, a área onde ocorreu a ação tem sido alvo de extração ilegal de madeira desde o início do ano. O proprietário da fazenda não residiria na cidade, pois tem sofrido ameaças por insistir em denunciar as irregularidades ocorridas em sua propriedade. “Já estávamos monitorando a área há algum tempo e confirmamos as denúncias. Com isso, preparamos uma noite de vigília para dar o flagrante”, explica Selva, por meio de assessoria.
O chefe do Ibama explicou que os infratores não montam acampamentos, nestes locais, justamente para driblar a fiscalização. Eles cortam a madeira e tiram imediatamente do local. Na tentativa de não terem as máquinas apreendidas, tentaram esconder os tratores em uma mata ao lado. Todavia, os fiscais descobriram e transferiram os equipamentos para o pátio do Ibama em Sinop, no qual ficam sob vigilância.