PUBLICIDADE

Ibama Sinop apreende gado criado em reserva indígena

PUBLICIDADE

Agentes da gerência Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Sinop apreenderam gado, criado ilegalmente, em uma área embargada e na reserva indígena Kayabi, em Jacareacanga (PA). O município fica próximo a cidade mato-grossense de Paranaíta (aproximadamente 54 quilômetros de Alta Floresta) na divisa com o Pará. O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização, Werikson Trigueiro, afirmou, ao Só Notícias, que a quantidade de cabeças ainda não foi confirmada, já que a equipe, com 10 agentes, ainda não retornou. A operação foi na quarta-feira (27).

Werikson afirmou que a fiscalização na área teve início há cerca de 10 dias, quando foram detectados indicativos de desmatamentos. “Lá é uma região em que há áreas embargadas e a fiscalização até aconteceu para verificar o cumprimento[dos embargos], no entanto, os agentes se depararam com o gado na reserva. Ele era tirado de uma área legal e passado para ela. O fazendeiro dono [do gado] reside em Paranaíta e tenta incluir a área nas terras dele, desmembrar [na justiça]”, explicou Trigueiro. Não houve prisões.

O chefe da divisão afirmou que, devido a logística, o gado ficou tendo o proprietário como fiel deposiário. Pelo descumprimento do embargo a “invasão” da reserva indígena ele deve responder autos de infração. O processo segue em andamento da gerência executiva do instituto brasileiro em Sinop. Na ação, agentes de outras unidades também participaram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE