O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) remarcou as três audiências públicas sobre os impactos da usina hidrelétrica São Manoel, prevista para rio o Teles Pires, entre Paranaíta, no Norte de Mato Grosso, e Jacareacanga (PA). Edital publicado no Diário Oficial da União, hoje, aponta a primeira para 23 de novembro, em um clube da cidade paraense; dia 24, em uma escola de Paranaíta e, 25, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), de Alta Floresta.
Elas deveriam ter acontecido em outubro, no entanto, foram suspensas devido índios terem mantido sete funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e de uma empresa reféns por seis dias, na divisa entre os dois Estados. Eles protestaram contra a construção da usina e reivindicaram agilidade na demarcação de terras indígenas, cuja fundação se comprometeu.
Conforme Só Notícias já informou, a usina deve ter capacidade para 700 megawatts, e o barramento formará um reservatório com área total de 63,96 quilômetros quadrados, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O objetivo é contratar energia para o mercado das distribuidoras em 2016, cuja capacidade gerada será suficiente para atender população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.
A obra está prevista para ir à leilão em dezembro. Não há estimativas de investimentos ou, empregos a serem gerados.