segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Ibama promove hoje palestra sobre queimadas em Sinop

PUBLICIDADE

O Ibama em Sinop promove, hoje, uma palestra gratuita do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre sistemas de monitoramento por satélites de queimadas na Amazônia Legal. Com o objetivo de mostrar as características do funcionamento deste sistema, será explicado como é feita a detecção de queimadas, quais as indicações técnicas, as características das queimadas detectadas, o que é uma queimada do ponto de vista do satélite, entre outras. O evento ocorre das 14h30 às 16h30, nas dependências da Embrapa em Sinop. Estarão participando da palestra, além de representantes do Ibama, Embrapa e Inpe, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). A entrada é gratuita.

Segundo o gerente executivo do Ibama em Sinop, Evandro Selva, a palestra será muito importante tanto para os agentes fiscalizadores do Ibama, como também para os agentes dos demais órgãos ambientais que combatem incêndios florestais. Já para a sociedade, a importância está no sentido de orientar o cidadão a utilizar os dados disponíveis na internet, visando a diminuir os riscos de queimadas nas suas propriedades, possibilitando assim, uma melhor prevenção.

Ainda segundo a gerência do Ibama, os dados sobre focos de calor fornecidos pelo Inpe (qualquer pessoa tem acesso a esses dados no site do órgão) servem para que as brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais do Ibama definam suas áreas de atuação, estratégias a serem utilizadas e efetivos. Outra utilidade é a definição de quais municípios serão beneficiados pelo programa de brigadas do Ibama.

É feito uma avaliação dos municípios que tiveram mais focos de calor ao longo do ano, esses dados são cruzados com a localização de remanescentes florestais, terras indígenas e unidades de conservação para serem definidos quais municípios terão um esquadrão de brigada do órgão ambiental federal. O estado de Mato Grosso conta hoje com 270 brigadistas distribuídos em 10 municípios.

O tecnologista do Inpe, Luiz Maurano, ministrará a palestra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE