O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não irá parar as fiscalizações contra desmatamento ilegal nem mesmo durante o período chuvoso. "Vamos para campo em janeiro", afirmou o presidente do órgão, Curt Trennepohl, durante a abertura do encontro de dirigentes e coordenadores da área de fiscalização do Ibama para elaborar o Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA 2012). Trennepohl parabenizou a fiscalização do órgão pelo resultado deste ano, principalmente pela contenção do repique no desmatamento registrado em abril, principalmente no Mato Grosso.
Segundo ele, o Ibama continuará segurando o desmatamento e ajudando o país o cumprir os compromissos assumidos internacionalmente porque tem expertise, prática, pessoal qualificado e equipamentos.
Por recomendação do presidente, o planejamento de 2012 deverá seguir uma linha mais estratégica e menos operacional. Ao invés de simplesmente detalhar as operações, o número de fiscais envolvidos e o orçamento, a equipe deverá priorizar a definição dos objetivos estratégicos da fiscalização de desmatamento ilegal, biopirataria, tráfico de animais, patrimônio genético, portos e aeroportos, entre outros.