Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Força Nacional, identificou e fechou uma área na qual funcionava atividade de extração mineral sem licença ou autorização do órgão ambiental, em Matupá. A ação foi realizada, no final de semana, durante os trabalhos da “Operação Onda Verde”.
A área onde se instalou a atividade de garimpo, equivalente a 2,76 hectares, foi embargada e os equipamentos utilizados na infração foram apreendidos. Uma escavadeira hidráulica foi encaminhada para o depósito da prefeitura de Guarantã do Norte, sete motores com bomba d'água e demais ferramentas foram encaminhadas para o depósito da Gerência do Ibama em Sinop.
Os dois responsáveis pelo garimpo ilegal foram autuados em R$ 101 mil por exercer atividade potencialmente poluidora sem o devido licenciamento ambiental. O superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, afirma que “a operação vai continuar agindo com toda a energia necessária para coibir atividades ilegais, principalmente as que promovam degradação ambiental”, disse por meio da assessoria.