PUBLICIDADE

Ibama diz que decreto não proíbe desmatamentos em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A direção do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis da Amazônia (Ibama) garante que os desmatamentos não foram proibidos pelo decreto 6.321/2007, como se alega. O que existe, na verdade, segundo o diretor da Área Técnica, Yugo Marcelo Miyakawa, é que o decreto determina o cumprimento de medidas legais, que já estão contempladas na legislação. A exposição foi feita durante a audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil para discutir o decreto 6.321/2007 e seus efeitos.

Ele explicou que as autorizações para novos desmatamentos em extensão superior a 5 hectares por ano nos imóveis com área superior a quatro módulos fiscais “somente serão emitidas para os imóveis que possuam a certificação do georreferenciamento”. Ou seja, segundo ele, já está na Lei. O georeferenciamento é expedido pelo INCRA.

“O decreto apenas reforça a necessidade do cumprimento de uma lei que existe há muito tempo e que está contemplada desde 2001. A sociedade é que deixou de cumprir a necessidade do georeferenciamento” – disse Miyakawa.

Durante a audiência, o secretário de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan, fez uma ampla exposição dos trabalhos que o Governo do Estado vem realizando. Ele admitiu que, de fato, o Estado tem ficado de fora de diversos aspectos envolvendo a política ambiental e confirmou a necessidade de união de esforços entre as instituições. O secretário fez questão de frisar ainda a vontade e o desejo do governador Blairo Maggi em reverter a situação junto aos organismos federais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ataque de abelhas causa tumulto em escola de Sorriso

Um ataque de abelhas gerou momentos de tensão e...

MP defende atuação coordenada das instituições em crises de segurança em Mato Grosso

Promotores de justiça, policiais, peritos e bombeiros estão participando...

ICMBio contratará agentes ambientais para parque de Mato Grosso

O processo seletivo simplificado realizado pelo Instituto Chico Mendes...
PUBLICIDADE