PUBLICIDADE

Ibama deflagra em Sinop operação contra desmatamento

PUBLICIDADE

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram, hoje, em Sinop, a operação Soberania, contra o desmatamento na Amazônia Legal. O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização, Werikson Trigueiro, explicou, ao Só Notícias, que a operação acontece simultaneamente, além de Mato Grosso, no Pará, devido ao aumento nos indicativos de desmatamentos apontados pelos satélites do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal (Deter).

Werikson afirmou que “a operação é de caráter emergencial, já que houve um aumento muito grande nos indicativos de desmatamentos apontados pelo Deter, em Mato Grosso e no Pará. Somente na jurisdição de Sinop, serão conferidos 130 focos”. Hoje, em Sinop, 35 agentes, inclusive de outros Estados, estão mobilizados. Eles têm auxílio de um helicóptero e também de pelo menos dez viaturas. Em todo Estado, são 95 agentes engajados.

Conforme Só Notícias já informou, há poucos dias, o Ibama Sinop embargou 331,3 hectares de uma propriedade em Nova Ubiratã, por desmatamento, e aplicou multa pouco superior a R$ 99 mil. foram apreendidos 127,9 metros cúbicos de madeiras em toras, 57 dúzias de lascas e 45 palanques de Itaúba, três tratores, uma pá-carregadeira, um caminhão e quatro motosserras.

Pouco tempo depois, outro desmatamento foi descoberto em uma propriedade de Paranatinga. Os levantamentos necessários ainda são feitos, no entanto, nela, pelo menos 1,9 mil hectares deve ser embargados. Foram apreendidos 1.818 metros cúbicos de madeira em toras e mais 200 metros cúbicos, aproximadamente, de madeira em palanques e lascas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE