Uma nova força tarefa para agilizar o julgamento dos processos de crimes ambientais pode ser feita, ainda este ano, na gerência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Sinop. O gerente executivo, Evandro Selva, confirmou que está sendo formalizado o pedido, com prioridade para os processos mais antigos, de 2007 e 2008, por conta da proximidade do período de prescrição. “Estamos levantando os que ainda faltam”, disse, ao Só Notícias.
Evandro explicou o assunto já foi levado, inclusive, à superintendência do órgão em Mato Grosso, que ainda deve manifestar, após a formalização. Do início do ano até agora, pelo menos novos 300 processo foram abertos somente na gerência de Sinop. Somados aos outros já em andamento e o pouco efetivo, Selva argumenta que o “andamento” se torna moroso, sendo necessária a força tarefa para agilização, pelo menos dos mais antigos.
A última ação nesse sentido foi realizada foi entre abril e maio. Durante 45 dias, cinco servidores de outras unidades reforçaram os trabalhos em Sinop, com focos nos processos mais antigos. A ação terminou com mais de R$ 53 milhões em multas confirmadas, sendo 215 procesos julgados ou, preparados para julgamento.
Apesar dos números, à época, Evandro afirmou que a meta, de atingir entre 250 a 300 processos não foi atingida, representando os 215 alcançados, cerca de 5% dos mais de três mil que circulam na gerência.