O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou, somente este ano, 55 autos de infrações (multas) que totalizam R$ 5,5 milhões em Mato Grosso. Esse total corresponde a aproximadamente 6 mil hectares de área queimada. São cerca de 80 agentes ambientais federais atuando na fiscalização dos ilícitos ambientais relacionados ao fogo em todo o Estado.
Além da fiscalização e multa aos responsáveis pelas queimadas, o Ibama, através do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vem atuando em 14 municípios. De acordo com a assessoria, até o início desta semana, 251 combates diretos contra incêndios florestais foram registrados. O órgão federal é responsável pelo maior programa nacional de brigadas preventivas e combate aos incêndios florestais.
Em Mato Grosso, o programa de brigadas municipais do Ibama envolveu nove municípios, que foram escolhidos de acordo com critérios técnicos. Foram levados em consideração número de focos de calor nos anos anteriores, presença de áreas de vegetação nativa e unidades de conservação. Porém, devido a grave situação de queimadas enfrentadas este ano no Estado, as brigadas originalmente previstas dobraram esforços no combate, vindo a atender até áreas não previstas inicialmente.