A contratação de 22 profissionais no Hospital Regional de Sorriso vai permitir a partir desta sexta-feira, a reabertura de 10 leitos na unidade. Dos novos contratados em Sorriso, três são enfermeiros, 16 são técnicos de enfermagem e três são auxiliares administrativos. Com o reforço no setor da enfermagem e a reabertura dos leitos, a unidade passa a contar com 128 leitos (inclui 10 leitos de UTI adulto e 10 leitos de UTI neonatal). O hospital oferece cirurgias de média e alta complexidade incluindo ortopedia, cirurgia geral e obstetrícia.
Estas contratações foram autorizadas pelo secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, com objetivo de preencher as vagas existentes no hospital , assim como em mais outros três regionais (Colíder, Alta Floresta e o Metropolitano de Várzea Grande) que eram gerenciados por Organizações Sociais de Saúde. Agora, no prazo de 180 dias devem passar para a gestão direta do Estado.
Após intervenções do Estado nos hospitais nos anos de 2014 e 2015, e durante a ocupação temporária que se seguiu, muitos funcionários (principalmente da área de enfermagem) deixaram as unidades e as vagas não foram repostas porque nesse período, por impeditivos legais, não era permitido fazer contratações.
“A reabertura destes leitos é extremamente positiva. Isso evitará que pacientes fiquem internados no pronto-atendimento aguardando um leito. E estas novas equipes se preparam para o reinício das cirurgias eletivas”, explicou a diretora do Hospital Regional de Sorriso, Luciele Benin.
Os novos servidores do Hospital Regional de Sorriso passarão por uma capacitação nos dias 13, 14 e 15 de setembro a ser ministrada por equipes da SES da Escola de Saúde Pública e da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP).
No Hospital Regional de Colíder começam a trabalhar nesta sexta-feira 10 novos funcionários para a reposição de vagas existentes. O hospital possui 80 leitos, dos quais 9 são UTIs adulto e 9 UTI neonatal. Conforme o diretor do hospital, Elisandro de Souza Nascimento, com as novas contratações a previsão é que na segunda quinzena de setembro seja iniciada a reabertura dos leitos que estão fechados, que são em torno de 30. Os contratados incluem 6 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem e 1 assistente administrativo para o setor de compras. A capacitação dos novos contratados será entre os dias 4 e 6 de outubro.
Para o Hospital Regional de Alta Floresta foram autorizadas inicialmente a contratação de 21 novos profissionais, que iniciam as atividades na próxima segunda-feira. A capacitação desta nova equipe será entre os dias 27 e 29 de setembro. O grupo inclui cinco enfermeiros, dez técnicos de enfermagem, um administrador, um contador, três assistentes administrativos e um assessor jurídico.
Já no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, no dia 7 de agosto começaram a trabalhar na unidade 23 novos funcionários. São profissionais selecionados a partir de um banco de currículos do hospital, que haviam participado de um processo seletivo em 2014 e à época não foram contratados. Eles já passaram por uma capacitação, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de agosto. A nova equipe inclui quatro técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, dois motoristas, um contador, seis recepcionistas, dois analistas administrativos (nível superior), quatro assistentes administrativos (nível médio), um assessor jurídico e um psicólogo.