A gestão do Hospital Regional de Colíder deverá ser repassada, no início de 2017, para o Consórcio Intermunicipal da Região Norte de Mato Grosso (CISRNM), que é formado pelos municípios de Colíder, Nova Santa Helena, Nova Canaã do Norte, Marcelândia e Nova Guarita. O assunto esteve em pauta durante reunião dos prefeitos eleitos de três dos cinco municípios que integram o consórcio, Noboru Tomiyoshi (Colíder), Terezinha Guedes (Nova Santa Helena) e Rubens Rosa (Nova Canaã do Norte), com o secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva.
O encontro foi intermediado pelos deputados estaduais Baiano Filho (PSDB) e Pedro Satélite (PSD) com o intuito de buscar uma solução definitiva que garanta a melhoria do atendimento da saúde na região. “Estamos fazendo uma força-tarefa junto ao Estado e os gestores municipais para iniciarmos o ano de 2017 com toda a estrutura para a retomada nos atendimentos do Hospital Regional de Colíder por parte dos municípios conveniados”, destacou Baiano.
Para Satélite, a reunião com os gestores municipais do Norte teve saldo positivo. “Já saímos desse encontro com o secretário de Saúde, organizados e bastante otimistas com a retomada da gestão por parte dos municípios que irão assumir o hospital, e o melhor sem dividas”.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, a melhor alternativa para o Hospital Regional é que a unidade seja gerida de forma participativa por meio de convênio, pelo qual o Estado arcará com o suporte financeiro, ordenamento jurídico e cooperação técnica. “O Estado dará todo o apoio necessário aos municípios, garantindo a regularidade nos repasses para o Hospital Regional, bem como quitando todos os passivos pendentes”.