A partir da meia-noite do dia 20 de outubro, os mato-grossense deverão adiantar seus relógios em uma hora devido ao início do horário de verão. A informação é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O fim será no dia 16 de fevereiro, quando os ponteiros serão atrados em uma hora.
Em 2012, o ONS registrou uma economia de 4,4% da demanda de Mato Grosso. Mesmo percentual registrado na edição anterior no Estado. No país, a economia foi de 2.477 MW (4,1%) no período de pico (entre 18h e 21h) nos Estados em que o horário foi implantado.
Devem aderir ao horário de verão os moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A Bahia, que participou ano passado, não aderiu neste.
O horário de verão tem como objetivo reduzir a demanda de consumo durante os períodos considerados de pico. Além disto, o governo federal aponta que a mudança possibilita também a melhor manutenção de equipamentos e redução de cortes de carga em situações emergenciais, além de favorecer a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.