“Mulheres de garra, mulheres de personalidade, mulheres virtuosas… Construindo a história de Sinop” assim dizia o banner de boas vindas do evento de abertura da “Semana da Mulher Cidadã” promovido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e Conselho Municipal da Mulher. O prefeito Nilson Leitão e a secretária de Assistência Social Renata Leitão fizeram a entrega de placas de homenagem à mulheres que representam a importância a beleza e o valor das mulheres na sociedade.
Foram homenageadas a presidenta da Câmara Municipal, Sinéia Abreu, a vereadora Cleuza Navarini, a secretária Renata Leitão, a pioneira Darcília de Paula e também a miss Sinop e Miss Mato Grosso 2007 Juliana Simon.
“Essa comemoração é para lembrar um pouco mais a mulher trabalhadora, cidadã, aquela que ajuda a comunidade a ser mais unida e solidária. Essas mulheres que desenvolvem um trabalho excepcional nos clubes de mães, associações e tantas outras entidades é que fazem a diferença dentro de uma sociedade”, destacou o prefeito.
Na oportunidade também foi assinado pelo prefeito o projeto de lei para dar nome a praça que fica no cruzamento entre a avenida dos Tarumãs e Ingás de Lourinha Maria Kreibichi.
“Dona Lori foi uma pessoa que fez muito por nossa cidade, seu trabalho foi marcante assim como a sua pessoa e nada mais justo do que homenageá-la já que fez tanto em vida por essa comunidade”, disse Leitão.
Foi entregue simbolicamente para a presidente do Clube de Mães do Jardim das Palmeiras Maria Janete, a cartilha que fala sobre a Lei Maria da Penha, a mesma será distribuída durante toda a semana durante os eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher.
“Queremos trazer o homem para essa comemoração. Porque infelizmente ainda são eles os maiores agressores das mulheres. A distribuição dessas cartilhas servirá para orientar e mostrar que existe uma lei que protege e que deve ser cumprida” afirmou Renata Leitão.
O evento prosseguiu com muita música e poesia que traduziu mensagens sobre a alegria e o amor que as mulheres simbolizam. Cerca de 250 pessoas participaram do evento, entre elas funcionárias da Prefeitura de Sinop, autoridades políticas e representantes de Clube de Serviços e associações.
As atividades prosseguem durante toda a semana. Do dia 06 até o dia 08 estarão acontecendo visitas à empresas para distribuição das cartilhas sobre a Lei Maria da Penha.