O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) informou que há um golpista utilizando o nome do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d'Avila, ou mesmo se passando por ele para aplicar golpes em médicos e entidades médicas por telefone. A ação criminosa teria ocorrido em três município de Mato Grosso: Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis e Lucas do Rio Verde.
De acordo com a assessoria do CRM, nas ligações, ele informa que, de passagem pela região, enfrentou problemas de viagem e perdeu contato com a família e com o CFM. No fim, pede ajuda financeira para resolver as supostas dificuldades e voltar para casa. Casos mais recentes foram registrados também no Pará.
“A nossa orientação é que médicos ou funcionários de clínicas e hospitais, ao receberem este tipo abordagem, que denunciem imediatamente o caso à polícia para tomada de providências”, destacou o presidente do CRM-MT, Gabriel Felsky.
Em nota aos médicos de todo o Brasil, o CFM afirma que “diante do risco, o Conselho Federal de Medicina desautoriza qualquer pedido de ajuda (logística ou financeira) feita em nome da entidade ou de seu presidente, diretores e conselheiros. Os colegas também devem ter cautela com ligações do mesmo tipo, com pedidos atribuídos a representantes de outras entidades médicas”.