O Tribunal do Júri da Comarca de Chapada dos Guimarães (67 quilômetros de Cuiabá) condenou José Ronaldo Caiado por homicídio triplamente qualificado da esposa e dois enteados. O acusado recebeu a pena de 70 anos de reclusão em regime fechado. A sessão foi presidida pela juíza Kátia Rodrigues Oliveira.
De acordo com o processo, o crime ocorreu em julho de 2013, na cidade de Brasilândia, comarca de Chapada dos Guimarães. "Por motivo torpe, meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da ofendida, agindo com inequívoco ânimo homicida, na posse de uma marreta, desferiu um golpe contra a vítima, atingindo-lhe a cabeça que lhe causaram a morte", narra a denúncia.
Consta ainda que, após matar a companheira, José Ronaldo, "agindo com vontade assassina e com emprego de violência", matou os enteados F.M.S. (14 anos) e W.A.S. (11 anos) com objetivo de ocultar o primeiro crime.
No julgamento, o Ministério Público argumentou haver prova suficiente da materialidade e da autoria da crime e pediu a condenação do acusado por homicídio qualificado pelo motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima, com emprego de violência contra a mulher. Defendeu também a tese de homicídio com as mesmas qualificadoras dos filhos de Alaíde Maria.
A defesa do réu requereu a exclusão das qualificadoras e o reconhecimento do crime continuado em relação aos enteados. O Conselho de Sentença votou pela condenação do acusado e a pena foi estabelecida em 21 anos de prisão pela morte de Alaíde Maria da Silva, 21 anos pela morte de F.M.S. e 28 anos pela morte de W.A.S.