Cleuton dos Santos foi condenado a 15 anos de reclusão em regime fechado por tentar matar sua namorada em 2008, em Canarana (823 km de Cuiabá). De acordo com o processo, na época o casal retornava de uma festividade de réveillon e após discussão banal o acusado desferiu várias facadas contra a mulher, atingindo-a nas costas e na cabeça. Ele também deverá pagar as custas e despesas processuais.
Cleuton também é duplamente reincidente e os crimes pelos quais foi condenado revestem-se de extrema gravidade e foram cometidos com violência contra a pessoa, e pesou negativamente contra ele na hora do juiz Alexandre Meinberg Ceroy, dar a sentença.
“Face ao disposto no artigo 33, parágrafo 2º, alínea “a” do Código Penal Brasileiro e considerando a reincidência do condenado, fixo como regime inicial de cumprimento de pena o fechado”, diz trecho da sentença de condenação.
Cleuton estava foragido desde a época do acontecimento e por uma coincidência foi preso dias antes do seu julgamento, o que propiciou a sua defesa pessoal em plenário.