O tribunal do júri reconheceu Valdinei Dias Santana, 41 anos, como culpado por matar, a tiros, Alencar Gonçalves de Oliveira, 32 anos. A vítima foi assassinada pelo “amigo” em novembro de 2018, em um estabelecimento comercial localizado na estrada da Balsa, em Juara (300 quilômetros de Sinop).
De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), Valdinei e Alencar eram amigos, mas acabaram discutindo, quando estavam no bar. Por causa do desentendimento, Valdinei sacou um revólver e disparou contra a vítima, que chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital.
Em seguida, fugiu do local, mas acabou sofrendo um acidente na ponte do rio Arinos e foi preso pela Polícia Militar. No bolso de Valdinei, os policiais localizaram o revólver utilizado no crime e nove munições intactas.
Submetido a júri popular, Valdinei foi sentenciado a 12 anos e três meses de cadeia por homicídio qualificado, porte ilegal de arma e embriaguez ao volante com agravante da ausência de habilitação. Ele não poderá recorrer em liberdade e começará a cumprir a pena em regime fechado. Desta forma, seguirá na cadeia, onde aguardava julgamento desde o dia do crime.