PUBLICIDADE

Homem consegue na justiça registro de nascimento aos 70 anos em Nova Mutum

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Fórum da Comarca de Nova Mutum, sob a direção da juíza Ana Helena Alves Porcel Ronkoski, em parceria com o Cartório de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais de Santa Rita do Trivelato, promoveu o registro de nascimento gratuito de um homem de 70 anos. José Joaquim Moreira, carinhosamente conhecido como “Florizé”, é morador de Santa Rita do Trivelato.

De acordo com magistrada, a ausência do documento privava Florizé de seus direitos básicos, incluindo acesso à aposentadoria e à Carteira de Trabalho. Após o início do procedimento na Diretoria do Fórum o caso foi encaminhado ao cartório de Santa Rita, onde Florizé mora na zona rural. O município é jurisdicionado por Nova Mutum.

“O processo foi particularmente desafiador devido à localização remota de Florizé na zona rural, sua falta de alfabetização e ausência de comunicação via celular. No entanto, a colaboração entre as instituições envolvidas permitiu superar essas dificuldades e garantir que Florizé obtivesse o registro tão necessário para garantir seus direitos”, avaliou a juíza Luciana de Souza Cavar Moretti.

A magistrada explica que os registros tardios, disciplinados pela Lei nº 11.790 de 2008, transferiram a responsabilidade de avaliar esses pedidos para os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE