O Mato Grosso Hemocentro, único banco de sangue público do Estado, está com o estoque em situação crítica. Embora haja a necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento, a carência maior é pelo tipo O Positivo (O+).
De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o atendimento aos doadores continua sendo feito por agendamento. São atendidas cinco pessoas a cada meia hora, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.“O agendamento é uma medida preventiva para evitar aglomeração e assegurar a saúde dos doadores e dos profissionais da unidade nesse período de pandemia da Covid-19”, explicou a gestora.
A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e gratuita e cada bolsa pode salvar até quatro vidas. O sangue coletado beneficia pessoas internadas em prontos socorros e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.
O banco de sangue público conta também com o apoio de instituições e entidades privadas, por meio de parcerias que ajudam a manter o estoque para abastecer as unidades de saúde.
Uma campanha já programada e que irá perdurar durante os próximos meses é com o Corpo de Bombeiros Militar, que inclui o sorteio de camiseta da campanha “Os Últimos”. Todas as campanhas estão sendo realizadas internamente e também por meio de agendamento.
Para ser um doador de sangue, basta procurar a sede do MT Hemocentro, localizada na rua 13 de junho, em Cuiabá. O funcionamento da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.