O governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregam, semana que vem, a unidade do MT Hemocentro revitalizado e do ônibus de coleta externa que foi recuperado e reequipado. O investimento foi com recurso recuperado pelo combate à corrupção pelo Ministério Público do Estado após denúncia enviada pela Controladoria Geral do Estado (CGE), por determinação do governo, para investigar responsabilidade penal de envolvidos na Operação Rêmora.
O Ministério Público Estadual, em procedimento investigatório, instaurou o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) em que um dos envolvidos fez o compromisso de devolver parte do dinheiro público desviado por atos de corrupção, no valor de R$ 553 mil que foram destinados pelo promotor de Justiça Clóvis de Almeida Júnior, a pedido da diretoria do MT Hemocentro, para a revitalização da unidade e para a reforma e reequipagem do ônibus que faz a coleta externa de doação de sangue.
“O único Banco de Sangue Público, MT Hemocentro, existe há 24 anos e há mais de 15 anos não recebia nenhum investimento financeiro e o ônibus de coleta externa estava sem circular há mais de cinco anos”, comemora a diretora da unidade, Silvana Salomão.
De acordo com Silvana, com o dinheiro recuperado da corrupção, a direção do MT Hemocentro investiu parte na reforma interna das instalações e na troca de móveis antigos, na modernização da recepção aos doadores, adquiriu cadeiras adequadas para a saúde física dos servidores; os móveis foram feitos sob medida especialmente para a sala de coleta de doação de sangue proporcionando maior conforto e comodidade aos doadores; na troca e reformas de portas; substituição de rede elétrica e hidráulica; e na compra de aparelhos de ar-condicionado.
A outra parte do recurso foi investida na recuperação e reequipagem do ônibus de coleta externa de sangue. “O ônibus foi praticamente reconstruído; está com peças novas, pintura e até com novos adesivos de identificação com arte moderna, que foi criada pela equipe de publicidade do Gabinete de Comunicação do Governo do Estado”, destacou Silvana Salomão.
A informação é do Gabiente de Comunicação.