PUBLICIDADE

Hemocentro de Cuiabá realiza campanha de doação no sábado

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, abrirá excepcionalmente no próximo sábado (17), das 7h30 às 12h. Conforme a unidade, embora haja a necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento a maior carência é pelo tipo O Negativo (O-) e AB Negativo (AB-), que estão em estado de alerta e de atenção, respectivamente.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, ressaltou que, mesmo com a maior carência desses tipos, todas as doações são muito bem-vindas. “Os tipos sanguíneos O- e AB- são os mais raros que existem. O O- é conhecido como doador universal e por isso precisamos sempre mantê-lo em nossos estoques, porque em situações de emergência, em que não há tempo suficiente para determinar o tipo sanguíneo do paciente, utilizamos ele. Ainda assim, é importante lembrar que, independentemente do tipo sanguíneo, toda doação é muito bem-vinda para manter os nossos estoques”, explicou.

O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem 50 kg ou mais, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Em Sinop, a doação pode ser feita na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), que fica localizado na rua das Amendoeiras, anexo ao hospital Regional.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE