O site da Secretaria Estadual de Administração (SAD) foi alvo, nesta madrugada, da invasão de hackers e, agora, está fora do ar para manutenção. De acordo com o portal G1, no início desta manhã, quem acessava a página encontrava uma foto da presidente Dilma Rousseff, com dedo médio em riste, e o suposto nome do grupo que teria feito a invasão.
O Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) foi comunicado pela Secretaria e começou a fazer os reparos. Este não é o primeiro ataque em páginas de órgãos públicos. Durante o feriado, alguns sites de prefeituras mato-grossenses também teriam sido invadidas.
Por meio da assessoria, a SAD informou que o site ficará indisponível por tempo indeterminado. “Assim que forem levantadas as informações sobre o fato, como por exemplo a origem do ataque, as mesmas serão repassadas às autoridades competentes”, aponta a nota.
Páginas do Governo Federal também sofreram ataques nas últimas semanas. O último registrado foi ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os portais do Ministério do Esporte, Presidência da República, Receita Federal e Petrobrás também foram alvos dos “piratas da internet”. Nestes casos, a Polícia Federal deverá ficar responsável pelas investigações.
(Atualizada às 20:02h)