O Colégio de Procuradores do Ministério Público de Contas elegeu, hoje, a nova gestão da instituição. Gustavo Coelho Deschamps foi eleito, por unanimidade, Procurador-geral de Contas para comandar o MPC no biênio 2015-2016.
O Procurador de Contas Gustavo Deschamps explica que em sua segunda gestão, vai continuar os avanços conquistados com os outros gestões do MPC. "Pretendemos continuar o trabalho de fortalecimento do MPC inspirado no Plano Estratégico de Longo Prazo, priorizando, nesta oportunidade, a proatividade", disse o Procurador-geral eleito.
De acordo com a resolução 03/2014 do MP de Contas, após a eleição do Procurador-geral, imediatamente é feita a indicação do Procurador-geral Substituto. William de Almeida Brito Júnior foi escolhido para ajudar Gustavo Deschamps na gestão do MPC nos próximos dois anos.
O Procurador-geral William Brito Júnior falou sobre a importância da alternância da gestão para qualidade do trabalho e enfatizou que a parceria com o Tribunal de Contas também vai continuar. "O Ministério Público de Contas é parceiro do Tribunal de Contas e sempre será, pois é uma unidade fundamental para que o TCE exerça com plenitude e eficiência suas atribuições", disse William Brito Júnior.
O Procurador de Contas Gustavo Deschamps foi nomeado em 2009 após passar por concurso de provas e títulos. Na oportunidade, assumiu como primeiro Procurador-geral, no biênio 2009-2010. "O desafio inicial foi estruturar e organizar o MP de Contas porque nós iniciamos tudo do zero. Tivemos, no primeiro momento, que montar a estrutura necessária para exercer as funções perante ao TCE e organizar os nossos procedimentos internos. Conseguimos atender essa demanda com qualidade e celeridade."
Agora, ele assume uma instituição que se fortaleceu, principalmente com o apoio do TCE. Conquistou maior autonomia institucional, financeira e orçamentária, elaborou o primeiro Plano Estratégico Gestão 2013-2014 e realizou um concurso e posse dos primeiros servidores efetivos. "Neste mandato estamos vivendo outra realidade. Estamos sob um Plano Estratégico do Tribunal de Contas, no qual temos um objetivo que trata do fortalecimento do MPC-MT e é dentro desse objetivo que pretendo me alinhar para atuar nesta gestão."
Rumos do MPC-MT
O Procurador-geral eleito disse ainda que a gestão será baseada no Plano Estratégico de Longo Prazo do MPC, que vai definir os rumos para os próximos 6 anos. "Nossa gestão será baseada nesse Planejamento Estratégico, em especial na atividade finalística de proatividade que estamos de desenvolvendo em diálogo com todos os membros do Tribunal de Contas de Mato Grosso."
A posse da nova gestão do Ministério Público de Contas está marcada para fevereiro de 2015 em sessão extraordinária do Tribunal de Contas de Mato Grosso realizada no Plenário do TCE.