Alunos de algumas escolas municipais de Sinop estão tendo, esta semana, aulas diferentes. Eles estão aprendendo algumas leis de trânsito e recebendo orientações dos guardas municipais de Trânsito. Os estudantes ( de quinta a opitava séries) recebem orientações sobre limite de velocidade nas vias públicas, sinalização de trânsito, respeito à faixa do pedestres, como andar corretamente de bicicletas, locais de estacionamento, dentre outras questões.
A guarda de trânsito Rosangela Tomelin Bogo é uma das orientadoras nas escolas. Ela diz que, de forma simples e direta, tem sido explicado para as crianças os perigos do trânsito e as formas de prevenir acidentes e para que cresçam adquirindo consciência que é indispensável o respeito as leis de trânsito.
“Eles não são pedagogos, mas esse tipo de atividade ajuda a entender o processo de formação da criança e as atitudes dos adultos no trânsito”, avalia o instrutor Benhur Carvalho. Ele explicou, através da assessoria, que o trabalho de conscientização é feito nas escolas devido ao alto índice de periculosidade que a entrada e saída dos alunos apresenta para o trânsito.