PUBLICIDADE

Guarda Municipal deve abrir concurso público em Lucas do Rio Verde ano que vem, diz secretário

PUBLICIDADE

A prefeitura deve abrir concurso público em 2018 para contratar 17 profissionais para atuarem na recém criada Guarda Municipal. Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Alexandre William de Andrade, a previsão é que o certame seja lançado até março. “A gente quer fazer ano que vem, só estamos aguardando pois outras secretarias também devem abrir vagas, então, vamos fazer tudo de uma vez para diminuir despesas”, explicou, ao Só Notícias.

Segundo o secretário, apesar do concurso ser aberto somente no ano que vem, a Guarda Municipal deve começar a trabalhar até dezembro deste ano. Ele explicou que, atualmente, a Guarda conta com 24 servidores. Todos receberão treinamentos de defesa pessoal, utilização de armas de fogo e as não letais como spray de pimenta, taser e bastão de choque.

“Estamos criando algumas leis com código de ética e disciplina. A Guarda, a partir do treinamento com a Polícia Federal, começará a trabalhar com armas. Neste momento, eles devem começar a atuar apenas com armas não letais. Além do treinamento, são necessárias as leis internas para regulamentar. No último final de semana, já fizeram treinamento de defesa pessoal. Vamos manter parcerias com a Policia Militar para ajudar também neste treinamento. O objetivo é fazer um trabalho progressivo com os guardas”.

Andrade apontou que ainda não há um orçamento definido pela prefeitura para comprar os equipamentos necessários. No entanto, os treinamentos de aperfeiçoamento de como utilizar as algemas, abordagem e atendimento ao cidadão deverão ser implantados gradativamente. “A Guarda poderá estar agindo e auxiliando a Polícia Militar nas ocorrências mais simples. Nos atendimentos de crime ambiental também será possível atuar. Ainda poderá estar indo até o local para registrar o boletim de ocorrência e fazendo os encaminhamentos necessários”.

Conforme Só Notícias já informou, a antiga Guarda Municipal de Trânsito, criada em 1999, passou a ser denominada como Guarda Municipal seguindo os termos da lei federal 13.022 de 2014. O projeto foi aprovado pelos vereadores no último dia 25 e sancionado, esta semana, pelo prefeito Luiz Binotti. O objetivo das alterações é “resguardar a integridade física dos servidores públicos”, que fizeram concurso no passado, para atuar no trânsito. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE