Criada pela lei 689/99, a Guarda Municipal de Trânsito começou a exercer suas atividades em 07 de fevereiro de 2000, com seis integrantes. Nestes oito anos, passou por várias adequações e, hoje, conta com efetivo de 21 agentes.
O coordenador Joelson Rocha Marcondes citou a incorporação de uma ambulância para pronto-socorrismo no perímetro urbano à pequena frota de veículos – duas motocicletas e um carro – empregada para fiscalização do trânsito, atendimento de ocorrências e serviço de apoio às polícias civil e militar.
A partir desta semana, além das atribuições rotineiras, a ambulância ficará disponível 24 horas por dia na própria GMT para prestação de socorros na área urbana.
Em setembro do ano passado, os agentes participaram de um curso de pronto-socorrismo (suporte básico para a vida) ministrado pelo tenente-coronel Sandro dos Santos Caillava, oficial responsável pela implantação da unidade do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde.
O estágio complementar no Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate), em Cuiabá, está previsto para o primeiro trimestre deste ano.