O município de Guarantã do Norte, a exemplo de outros municípios do Nortão, também não terá carnaval popular este ano. De acordo com a prefeita Sandra Martins (DEM), a festa custaria aos cofres da prefeitura cerca de R$ 120 mil reais e a opção pelo cancelamento se deve à “falta de dinheiro para oferecer o básico para a população”.
A prefeita deixou claro que o Executivo não teria como arcar as custas com a organização das festividades. “Temos aproximadamente 40 pontes para serem reformadas, além de cerca de 50% da malha viária, que já está deteriorada devido ao início do período chuvoso. A cidade, precisa urgentemente de uma revitalização das ruas, avenidas e sinalização de trânsito. Não podemos fechar os olhos para a situação” frisou.
Devido aos cortes feitos no orçamento, a chefe do Executivo fez uma previsão negativa para o exercício de 2015. “Os repasses da saúde por exemplo, foram cortados pela metade em 2014 e ainda não recebemos parte desses repasses. Guarantã do Norte, sofrerá um arrocho e precisamos conter gastos” adiantou Sandra Martins.
Segundo ela, a arrecadação municipal sofre devido com os altos e baixos dos orçamentos federal e estadual. “Teve mês que o município, perdeu mais de R$ 750 mil reais. Mesmo, assim tivemos que manter as nossas despesas com saúde, educação, infraestrutura e coleta de lixo”.
Além de Guarantã, não terão carnaval popular, conforme Só Notícias já informou, os municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Sinop, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Matupá.